quarta-feira, 9 de abril de 2008

Camélias

Poucas flores podem ser consideradas tão fidalgas quando a camélia, cuja linhagem remonta a muitos séculos, na China, Japão e Coréia. Favorita dos mandarins e monges chineses, curiosamente ela é associada a dois personagens completamente diferentes: um simples padre jesuíta, cujo nome, Georg Kamel, deu origem ao nome desta planta e uma bela cortesã francesa, Marie Duplessis, que o famoso escritor Alexandre Dumas imortalizaou com o nome de Marguerite Gauthier, em seu célebre romance A Dama das Camélias, por volta de 1840.

Georg Kamel nasceu na Morávia em 1660. Na China onde foi trabalhar como missionário, encantou-se por uma flor cultivada pelos chineses, que passou a divulgar. Muito respeitado no círculo botânico, com inúmeros trabalhos publicados, somente trinta anos após a sua morte foi homenageado: a flor que tornara conhecida recebeu o seu nome. Como o latim não tem a letra *K*, ela foi substituída pelo *C*, dando origem a Camellus. Assim surgiu a palavra Camelia.


As flores da Camélia são muito sensíveis, até mesmo ao tato onde podem escurecer em manchas marrons ao serem manuseadas. No frio intenso também suas flores murcham.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário